Exercício de Proporção – Do Micro ao Macrocosmo

Deite-se num local confortável, num ambiente onde não possa ser incomodado. Inspire e expire vagarosamente, enquanto relaxa cada membro de teu corpo. Sinta cada parte dele, o sangue correndo pelos vasos sanguíneos, o coração batendo, sinta o teu corpo funcionando. Evite qualquer tensão muscular e mental, não vá atrás de nenhum pensamento, apenas deixei fluir.

Esta preparação servirá para qualquer exercício, é importante voltar-se para dentro para realizar qualquer prática introspectiva. É pertinente reservar de 10 a 15 minutos para esta introdução.

As imagens são para te ajudar na abstração imaginativa.

Imagine um imenso mar de energia, borbulhando como um líquido em estado de ebulição. Este imenso mar de energia é infinito (Vácuo Quântico) e dEle emergirá tudo que existe. Esta Fonte Primaria de criação trata-se do Ser que os humanos comumente chamam de ”Deus”.

Do Vácuo Quântico (e Nele mesmo inserido) surgem os primeiros indícios de que se pode chamar de matéria,  o Bóson de Higgs ( famosa na mídia com o nome ”partícula de Deus”)

Cientistas recebem Nobel pela descoberta do Bóson de Higgs:

http://www.megacurioso.com.br/boson-de-higgs/39394-cientistas-recebem-nobel-de-fisica-pela-descoberta-do-boson-de-higgs.htm

Esta ínfima qualidade de ”matéria” dá origem há uma pequenina partícula chamada Quark. Imagine 3 destas pequeninas ”bolinhas” se unindo e formando um só elemento. Essas 3 bolinhas se unem para formar prótons.

Imagine agora prótons e nêutrons juntos formando um núcleo, e ao seu redor circundando pequenas partículas de matéria, os elétrons. Agora temos um átomo.

Em seguida imagine que um número incontável deles se junta para formar moléculas.Essas moléculas se unirão a outras moléculas e formarão suas células.

As células se diferenciam e criam tecidos e formarão seus órgãos; coração, pele, olhos etc. Agora temos o seu corpo deitado no local de sua preferência.

Imagine os cômodos de sua casa, o quarto, sala, cozinha… Com sua mente vá viajando pelo seu bairro, pelas ruas que passa todos os dias, prossiga até os lugares conhecidos de sua cidade.

Continue viajando ate as cidades ao lado, de seu conhecimento. As estradas, a Br, os morros, as paisagens que as cercam.

Viaje para lugares conhecidos de seu país.

Viaje para lugares conhecidos de outros países.

Agora imagine todo planeta Terra, que mesmo pequeno em proporções cósmicas, é gigantesco para nossa perspectiva humana.

Prossiga imaginando nosso planeta junto de outros orbitando em torno do sol.

Imagine outros sistemas solares semelhantes ao nosso em orbita, estes sistemas se aglomeram  compondo uma galáxia.

Viaje pelo espaço infinito e veja outras galáxias que se perdem neste espaço, que parecem ate minúsculas na medida em que se vai mais longe.

Depois do exercício faça uma reflexão a respeito de sua existência. Como você tem vivido, o que você tem buscado.

Depois desta visão adquirida no exercício, se pergunte: ”Quais são os meus problemas?”

O que é o ódio em relação a alguma coisa específica ou a outro ser humano que assim como você está contido neste Universo? E o que é a inveja? E o orgulho? E a doença? Etc.

Veja qual é o impacto de ter a consciência deste exercício pode apresentar na sua vida diária.

Abaixo uma magnífica comparação do macro e microcosmo:

Distribuição em grande escala de galáxias (matérias luminosas), obtido através do Simulador Millenium

 

Aglomerado de galáxias surge em meio a uma imensa rede de matéria escura. Novo modelo de evolução do cosmos foi capaz de representar muitas das estruturas observadas pela astronomia moderna e propostas pela cosmologia. Crédito: Illustris Collaboration

Aglomerado de galáxias. Crédito: Illustris Collaboration.

 

Simulação do padrão das células cerebrais (Shutterstock)

Lucas de Sousa Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s